Friday, November 17, 2006

IDOSOS E FAMILIA

Idosos e Familia


Este é um blog, com a função de Ajudar as Familias que têm idosos a seu cargo, e que necessitam de informação, de como os cuidar da melhor forma.


Daremos dicas em vários aspectos quatidianos como por exemplo:


1-Na cama


2-O Banho


3-Tranferências da cama para a cadeira


4-Saídas de Casa


5-Colocar a Fralda


6-Utensílios practicos




1 -NA CAMA


O Idoso acamado, ou que passa muito tempo no seu leito, tem vários problemas, como o posicionamento, as refeições, o cuidar da pele.


é necessário que se tenha o cuidado, de alterar, o posicionamento de mais ou menos 3 em 3 horas de modo a não existirem pressões em determinados locais do corpo, que poderam vir a ulcerar, criando as ulceras de pressão ou escaras que são muitas vezes responsávéis pelos maiores cuidados com o Idoso e dificéis de debelar, existem também colchões anti-escaras que definitivamente, ajudam a prevenir esses problemas assim como ajudam a curar essas feridas, os melhores e mais baratos são os de pressão alterna, pois têm ciclos alternados de pressão, fazendo artificialmente, uma mudança constante da posiçao do corpo, também existem colchões que associam o facto de serem anti-escaras com o conforto, embora sejam mais caros.


O Idoso deverá ser bem hidratado com creme para o efeito, e a higiéne pessoal, nunca deverá ser descurada. Se o Idoso usar Fralda preferir sempre as que NÂO são de plástico, pois essas favoressem o aparecimento de micoses e irritações na pele. Após o retirar da fralda, limpar com toalhetes especiais para idoso, aplicando de seguida creme hidratante. Como média uma pessoa incontinente, necessita de 2 a 4 fraldas por dia, dependendo também de pessoa para pessoa. Se o Incontinente tiver mobilidade poderá usar a fralda cueca que é mais prática para a mudança, sendo o próprio capaz de o fazer.


A própria cama, é um factor que ajuda ou prejudica, conforme seja ou não apropriada, a estas situações. Uma cama hospitalar tripartida, é não só mais cómoda para o utente como facilita muito o cuidador, tanto na alimentação como no posicionamento, para quem tenha possibilidades, existem as camas eléctricas de altura variável, que têm ainda a vantagem  de baixarem até à altura de uma cadeira de rodas, favorecendo a tranferência, e subindo para que a higiéne seja feita pelo cuidador com muito mais conforto.


2 - NO BANHO


O banho é normalmente mais uma dor de cabeça que o cuidador tem, primeiro tem que transportar o doente, depois posicionar o mesmo no local de banho a  seguir fazer a higiéne e novamente transportar o doente. Existe ainda a hipótese de tudo ser feito na cama, que também não é simples...


deverá utilizar um sabão com PH neutro, que tem normalmente um PH próximo de o da pele, não temos opinião de que os mais ou menos caros têm maior ou menor qualidade, pois interessa essencialmente que não modifiquem o PH da pele. Pois o mais importante, e como já referimos anteriormente, é a hidratação que se fará após o banho, com o creme hidratante como já referimos.


Para transportar o doente/utente existem várias hipóteses, Cadeira de banho com rodas - vai directamente a um poliban, onde toma banho enxuga e regressa. Cadeira de rodas que depois tranfere o utente para uma banheira ou poliban e onde deve ter uma cadeira de banho. No caso de banheira uma cadeira rotativa torna-se mais simples de colocar o utente na mesma, uma tábua de banho também é uma hipótese para a banheira mas são sempre equipamentos para estar ao nivel do topo da banheira, existem equipamentos que após colocar o utente em cima podem descer para o utente tomar banho mais em baixo, retomando após, o melhor nivel para a retirada do mesmo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home